EDITORIAL

Você já ouviu falar em “Inflação Médica”? Trata-se da variação dos preços de remédios, exames, tratamentos e outros procedimentos médicos ao longo do tempo. No Brasil, somente em 2016 a inflação médica chegou a 16%, ou seja, bem acima da inflação geral. Além disso, de acordo com especialistas a projeção para 2017 é de uma trajetória ascendente podendo chegar a 17%.

Quando se pensa em planejamento para a aposentadoria, custos como saúde precisam ser considerados, uma vez que além de os preços aumentarem a uma velocidade muito maior do que outras despesas, os planos de saúde encarecem ainda mais à medida que a idade do beneficiário aumenta.

Se você já recebe o benefício da FAPA, principalmente na modalidade de percentual do saldo, a qual você define anualmente quanto deseja receber por mês (entre 0,5% e 1,0% do saldo de conta), é essencial ter a percepção de que o consumo mais acelerado da sua reserva no médio prazo poderá representar uma relevante redução do seu beneficio mensal, arriscando um descasamento de fluxo de caixa, frente às despesas de saúde que tem elevação bem superior à inflação média.

Conselhos da FAPA se realizam reunião conjunta

Os Conselhos Deliberativo e Fiscal da FAPA realizaram nos dias 25 e 26 de abril novas Reuniões Ordinárias, no Escritório Central em Curitiba. Alguns assuntos foram tratados conjuntamente pelos Conselhos, contando também com a participação do Comitê de Benefícios. O CD apreciou e aprovou a Avaliação Atuarial apresentada pela atuária do plano, Rita Pasqual Anzolin.

Leia mais

FAPA participa de nova Dinâmica com a Previc em Curitiba

Membros dos Conselhos, Comitê de Investimentos e equipe técnica da FAPA, bem como o auditor da patrocinadora, Ramão Fabrício da Costa participaram dia 11 de abril da Dinâmica com a Previc, promovida pela Previpar em parceria com a AssPrevisite. O tema desta edição foi "O decreto nº 8.992, a nova estrutura Organizacional da Previc e as relações com as Entidades Fechadas de Previdência Complementar”.

Leia mais

Encontro no Sul reforça união e busca de objetivos

Presente mais de centena e meia de dirigentes de associadas de 3 estados, o Encontro Regional Sul 2017 assistiu ontem, em Porto Alegre, a uma clara demonstração da consciência em torno do que alguns já chamam de relançamento do sistema fechado de previdência complementar, com a força necessária para voltar a crescer.

Leia mais

Frutas e outros vegetais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ingerir, por dia, cinco porções de frutas e outros vegetais. Apesar da recomendação, a dieta de dois terços dos adultos não atinge esse nível. Diversos levantamentos mostram que apenas a metade dessa quantidade diária – equivalente a 2,5 porções ou 200 gramas – já é suficiente para diminuir 16% dos ataques cardíacos, 18% dos acidentes vasculares cerebrais (AVCs), 4% dos casos de câncer, 13% de doenças cardiovasculares e 15% do risco de morte precoce.

Leia mais

Fique por dentro do que acontece na FAPA.

Acesse nosso site:
www.fapa.org.br

Siga-nos nas Redes Sociais