EDITORIAL

O tema do Relatório Anual FAPA 2017 não poderia ser mais representativo: “Evolução, Transformação e Expansão”, sintetizando juntamente com o despertar da borboleta, o contexto atual da nossa fundação e o sentimento daqueles que fazem sua gestão.

O ano de 2017 foi muito intenso, comemoramos nossos 40 anos de história e, um fato tão marcante nos trouxe, como não poderia deixar de ser, uma profunda reflexão frente aos desafios futuros.

A iminência de um novo PDV – agora já confirmado – mudaria profundamente a estrutura do plano, tornando-nos de fato uma entidade pagadora de benefícios, exigindo maior liquidez da nossa carteira de investimentos. Além disso, o cenário macroeconômico com forte redução na taxa básica de juros e controle da inflação exige uma maior dedicação na gestão dos recursos, de forma a garantir o cumprimento da meta atuarial para os aposentados com renda vitalícia e, a melhor rentabilidade possível para aqueles que recebem na forma de percentual sobre o saldo.

Pensando no futuro desse grupo de participantes, além das rotinas e processos necessários para a gestão do plano e da nossa entidade, realizamos vários estudos que resultaram em processos relevantes como a alteração do gestor de recursos financeiros, alteração do regulamento de benefícios e novo contrato de dívida com a patrocinadora.

As estratégias adotadas nos últimos anos tem se mostrado vencedoras, em 2017 revertemos nosso quadro deficitário no Plano Misto, para um resultado superavitário. Muito foi feito, mas ainda há muito a realizar. Seguimos olhando para frente, vislumbrando um novo futuro.

Rompemos o casulo! É hora de, graciosamente, batermos asas. Nossa bela história nos trouxe até aqui, mas, para continuarmos seguindo em frente e evoluindo, nos transformamos e vamos à busca de evolução. Após nosso Conselho Deliberativo e o Conselho de Administração do Instituto Emater aprovarem alteração do nosso estatuto, vamos em busca do multipatrocinio, de forma a viabilizar a gestão da FAPA.

Uma nova história começa a ser escrita...

(Mensagem da Diretoria – Relatório Anual 2017)

FAPA orienta participantes que aderiram ao PDV e já se desligaram do Emater

Passado o prazo para reflexão quanto ao Programa de Demissão Voluntária do Emater, 120 participantes da FAPA que aderiram e já rescindiram o contrato de trabalho com a patrocinadora, devem requerer aposentadoria da entidade até o dia 21 de maio.

Leia mais

Últimos dias para votar nas eleições da FAPA

O prazo para votação no Processo Eleitoral para escolha de novos conselheiros da FAPA termina nesta quinta-feira, dia 10 de maio, às 17 horas. A votação eletrônica está sendo realizada no site da FAPA mediante matrícula e senha cadastrada.

Leia mais

Taxa de juros dos empréstimos da FAPA é reduzida

Os participantes e assistidos que pretendem solicitar empréstimos na FAPA contam a partir deste mês com nova taxa de juros, de 1,2% ao mês, 0,2% a menos do que era adotado anteriormente.

Leia mais

Siga-nos nas Redes Sociais