EDITORIAL

Chegamos a mais um final de ano. Como habitualmente, o período é carregado de atividades de encerramento de exercício, e todos estamos desgastados, cansados e preocupados com a escassez de tempo para cumprimento de todas as obrigações. Mas a época também é propícia para pararmos e fazermos aquela velha e boa reflexão sobre o ano que passou e tudo o que fizemos. E certamente, fizemos muito!!!

Fechamos 2016 tendo passado por um PDV com o desligamento do Instituto Emater, de 125 participantes. Experimentamos em volume, as concessões de benefícios na forma de percentual sobre o saldo, pagamos as antecipações de benefício requeridas pelos participantes. Nossa folha de benefícios dobrou, e temos pagado todos os benefícios com tranquilidade e segurança, conforme o esperado.

Nossa rentabilidade até o momento foi satisfatória, acima da meta atuarial, garantindo maior confiança por parte dos nossos participantes, ativos e aposentados. Esse clima de confiança permitiu experimentarmos mais novidades como o recebimento de portabilidades de outros planos, volume expressivo de novas adesões, além do aumento das contribuições extraordinárias.

Diante de tantos pontos positivos, nos cabe comemorar os resultados. Mas, mantendo sempre um olhar no futuro e no trabalho que ainda deve ser desenvolvido. Para essa missão, de gerir com responsabilidade os recursos dos nossos participantes, contamos com um novo grupo de conselheiros que passaram a compor as estruturas de governança da FAPA. Essa turma, cheia de boa vontade e disposição, já está com afinco participando do Curso de Formação de Conselheiros e Dirigentes, promovido pela PREVIPAR, objetivando capacitação permanente diante de todos os desafios de se gerir um fundo de pensão.

Infelizmente, não vivemos somente de boas noticias e a vida vez ou outra nos força a constatação de que somos efêmeros. No ano de 2016 perdemos muitos amigos, que deixaram saudades em suas famílias e entre os colegas de trabalho. Apesar das perdas, o que nos conforta foi poder atender a cada família e mais uma vez ver a Fundação cumprir seu papel previdenciário, agora com os beneficiários do plano. Que nossos amigos estejam presentes em nossas lembranças e corações e que suas partidas nos lembrem de que precisamos viver o hoje e o agora, desfrutando ao máximo da companhia daqueles que amamos.

A família Fapeana espera poder continuar cumprindo, com nobreza seu papel, e que 2017 seja um ano de muitas conquistas para todos nós.

Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo

Cláudia Regina Janesko

Diretora Presidente

Conselhos se reúnem pela última vez em 2016

O último encontro do ano dos Conselhos da Fapa ocorreu nos dias 06, 07 e 08 de dezembro. Com uma pauta extensa, alguns assuntos foram tratados em conjunto pelos colegiados com a participação, em alguns momentos, do Comitê de Investimentos.

Leia mais

Diretor do Instituto Emater fala sobre sua adesão a FAPA

Em 2016 a FAPA recebeu nove adesões no seu plano de benefícios. Entre os novos participantes está o diretor administrativo do Instituto Emater, Richard Golba que concedeu uma entrevista ao E-Semear para falar sobre sua motivação e expectativas com relação à FAPA.

Leia mais

FAPA divulga Calendário Anual 2017

Já está disponível no site da FAPA o Calendário Anual 2017 com as datas de pagamentos de benefícios, de liberações de empréstimos e das reuniões dos conselhos e comitês.

Leia mais

Extensionista da Emater recebe outorga de mais alta Comenda do Estado

O Governo do Estado condecorou dia 19 de dezembro, com a Ordem Estadual do Pinheiro, 37 personalidades que se destacam em suas áreas de atuação e contribuem para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil. Entre os homenageados está o engenheiro agrônomo da Emater, Joaquim Carlos Tomas.

Leia mais

Enfarte: Genética X Hábitos

Desde o fim da década de 1930, a comunidade médica detectou com clareza maior concentração de casos de enfarte em algumas famílias, levando à teoria da predisposição genética para a ocorrência de doenças cardiovasculares.

Leia mais

Comunicado Aportes:

Se você ainda não realizou aportes extraordinários no seu plano FAPA e deseja fazê-los, o prazo para realizá-los é o último dia útil do ano para o setor bancário, 29 de dezembro.

Para garantir que os valores sejam efetivados ainda este ano, não deixe para a última hora, assim poderá aproveitar o incentivo fiscal na declaração de Imposto de Renda Exercício 2016.

Para realizá-los siga as instruções abaixo:

- Faça transferência e/ ou depósito conta da FAPA:

Banco do Brasil

Agência: 1243-2

Conta Corrente: 5584-0

CNPJ: 77.794.311/0001-02

- Envie o comprovante da operação por e-mail para o endereço eletrônico arlete@fapa.org.br, incluindo as seguintes informações:

No campo assunto: APORTE EXTRAORDINÁRIO

No corpo do e-mail: Escreva que o depósito e/ou transferência é referente à APORTE EXTRAORDINÁRIO, inclua o nome do participante, CPF e valor do aporte.

Lembramos ainda que não haverá expediente na FAPA do dia 26 ao dia 30 de dezembro, retornando as atividades normais no dia 02 de janeiro, quando enviaremos os recibos.

Para mais informações sobre aportes acesse www.fapa.org.br/aporte.php

Aniversariantes da FAPA

01 DE DEZEMBRO

Ricardo Domingues

Jaime Boniatti

Ednilson Simone

Irineu Vojssczak

03 DE DEZEMBRO

Paulo Tadatoshi Hiroki

03 DE DEZEMBRO
Nilson Roberto Ladeia Carvalho

04 DE DEZEMBRO

Jorge Zbigniew Mazuchowski

José Antonio de Andrade

05 DE DEZEMBRO

Augusto Iurkiw

Lucia Zubacz

06 DE DEZEMBRO

Masaru Sugai

Gerson Osni Bertolini

07 DE DEZEMBRO

Esther Roco Nogueira

Maria Conceição A. J. Morales

Willis Adolfo Amatneeks Junior

Paulino Nogueira Magalhães

Juvaldir Olimpio

08 DE DEZEMBRO

Herivelto Holowka

Augustinho Bernaz

09 DE DEZEMBRO

Sueli de Souza

Valdir Emiliano Neves

10 DE DEZEMBRO

Beatriz Havana P. Giacomel

11 DE DEZEMBRO

Sério Luis Machado da SilvaMaria Maciel Lima Griffo

21 DE DEZEMBRO

Antonio Edeval Dalazoana

23 DE DEZEMBRO

Cleonir Batista de Lorena

Vilmar Natalino Grando

Jose Lucio Sad de Souza

24 DE DEZEMBRO

Mary Stela Bischof

25 DE DEZEMBRO

Natalino Avance de Souza

Hamilton de Jesus B. de Oliveira

Maria Helena Fracasso

26 DE DEZEMBRO

Paulo Renato Taschetto

Jair Klein

27 DE DEZEMBRO

Rubens Antonio Sieburger Costa

28 DE DEZEMBRO

Edson Waldemar Libanori

29 DE DEZEMBRO

Ernesta Cogo

Thiago Machado Bezerra

30 DE DEZEMBRO

Sergio Luiz Carneiro

Adevaldo Jose da Cunha

31 DE DEZEMBRO

Vera Lucia Salles de Souza

01 DE JANEIRO

Jacinta Wurr

02 DE JANEIRO

Antonio de Padua A. Salvado

03 DE JANEIRO

Edson Fortunato Siquerolo


04 DE JANEIRO

Ailton Donizete Silverio


05 DE JANEIRO

Maria Goreti Kluger Rocha

Maria Aparecida Farias

ERRATA ANIVERSÁRIOS:

Informamos que alguns aniversariantes do mês de dezembro foram divulgados erroneamente no e-Semear nº 01, enviado na quarta-feira, dia 07. Lamentamos pelo imprevisto e divulgamos novamente a listagem com as devidas correções.

Fique por dentro do que acontece na FAPA.

Acesse nosso site:
www.fapa.org.br

Siga-nos nas Redes Sociais