Chegamos ao encerramento de mais um ano. Apesar de todos os desafios e diversidades enfrentadas durante o ano, o resultado de 2017 é positivo e merece ser comemorado.

Após vários exercícios com déficits contábeis, a entidade apresenta nesse exercício equilíbrio técnico contábil. Essa reversão do resultado contábil contribuirá com o equilíbrio técnico ajustado que já estava positivo.

O resultado positivo, expresso contabilmente, é reflexo da estratégia adotada na carteira de investimentos ao longo dos últimos anos. E, apesar de profícua, permanecemos atentos aos movimentos e cenários desafiadores dos próximos anos. O exercício de 2018 deverá ser especialmente difícil em função da mudança do cenário econômico, com redução das taxas de juros, associado à provável volatilidade do mercado financeiro decorrente do processo eleitoral.

Mas, atentos aos enfrentamentos que estão por vir, nossa Política de Investimentos sofreu importante diversificação de estratégias, além disso, o Conselho Deliberativo aprovou alterações no Estatuto e no Regulamento do Plano Misto de Benefícios, que estão seguindo o tramite previsto na legislação em vigor, até que sejam aprovados pelo nosso órgão regulador – a Superintendência Nacional de Previdencia Complementar.

As alterações aprovadas pelo Conselho têm um olhar para o futuro buscando criar alternativas para sustentabilidade da FAPA, na condição de gestora; além de conferir maior segurança no que se refere à gestão dos compromissos do plano.

Apesar de todos os fatos marcantes do ano, o mais importante é que a FAPA permanece cumprindo sua missão: pagar benefícios previdenciários. E ao longo de 2017 foram aproximadamente R$ 15 milhões em benefícios previdenciários, além de R$ 1,2 milhões na forma de abono anual.

Que venha 2018. Que tenhamos coragem e determinação para superar os desafios que estão por vir. E que acima de tudo, que participantes, assistidos, e seus familiares desfrutem suas conquistas com muita saúde.

Um Natal cheio de luz e um Ano Novo próspero são os votos da família fapeana!

Com pauta extensa, CD da FAPA fecha reuniões do ano

A pauta da última reunião do ano do Conselho Deliberativo da FAPA foi extensa. Nos três dias, 12, 13 e 14 de dezembro o colegiado aprovou documentos importantes para aplicação em 2018 como a Política de Investimentos (PI), o Orçamento Geral, o Calendário Anual e o Plano de Custeio.

Leia mais

Encontro reúne aposentados e pensionistas da Emater

A quarta edição do Encontro Estadual dos Aposentados e Pensionistas da Emater foi mais uma vez um sucesso. O evento foi realizado nos dias 04, 05 e 06 de dezembro em Curitiba e reuniu aposentados, pensionistas, funcionários, diretores da Emater e convidados.

Leia mais

Comitês da FAPA têm novos membros

Foram empossados nos dias 13 e 14 de dezembro, durante a última reunião do ano dos Conselhos da FAPA, membros dos Comitês de Investimentos e de Benefícios da FAPA. Em ambos os grupos houve término de mandatos, que agora vão até novembro de 2021.

Leia mais

Engenheiro agrônomo José Idílio recebe homenagem como "Extensionista Destaque 2017"

Em solenidade comemorativa aos 69 anos da Extensão Rural no Brasil, que reuniu Extensionistas Rurais de todo o país, 4 de dezembro, no Plenário Ulisses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o engenheiro agrônomo José Idílio Machado dos Santos, da Emater de Ivaiporã, recebeu a homenagem Extensionista Destaque 2017.

Leia mais

Assista nossa mensagem de final de ano!

Siga-nos nas Redes Sociais