O ano foi intenso, desafiador, marcado por instabilidades econômicas, volatilidade e ânimos exaltados. Mas apesar das adversidades, importantes vitórias puderam ser comemoradas pela FAPA.

As mudanças começaram lá em janeiro, com a segregação patrimonial. A FAPA passou a adotar estratégias de investimentos de curto, médio e longo prazo, adequadas aos interesses dos participantes e assistidos em percentual do saldo e em renda vitalícia. Aprovada no final de 2018, somente em janeiro os investimentos puderam ser segregados, buscando sempre maior segurança e retorno financeiro possível para cada grupo.

Em fevereiro, a mudança foi na estrutura organizacional da entidade, com a despedida de Claudia Janesko. Ela que esteve à frente da FAPA nos últimos dez anos, e decidiu alçar novos voos. Uma nova diretoria foi empossada e Celso Andretta assumiu a presidência ao lado de Maria Aparecida Saad Gebran, empossada diretoria de seguridade e administração.

Na área de controles internos, também tivemos mudanças. Com a transferência de Ingrid Dadalt para a área de benefícios, Regina Correia chegou para recompor a equipe.

Com o time novamente completo, março foi o momento de realizarmos mais uma Pesquisa de Satisfação com os participantes e assistidos. Também pudemos conhecer suas opiniões a respeito da criação de um plano voltado aos familiares e suas percepções em relação à entidade. Os resultados foram os melhores possíveis. Mais de 90% dos respondentes afirmaram que indicariam o novo plano para seus familiares, além disso, atribuíram a FAPA conceitos como solidez, transparência e credibilidade.

Ainda em março, o processo de empréstimos foi aperfeiçoado tanto a simulação quanto a solicitação, passaram a ser feitas diretamente pelo site da FAPA. O novo processo trouxe maior assertividade para o setor, produtividade e otimização do tempo.

Quando abril chegou, uma importante medida de sustentabilidade, modernização e redução de custos foi tomada pela FAPA. Deixamos de enviar em meio impresso os contracheques mensais e os demonstrativos anuais aos assistidos. Mas todos esses documentos ficaram disponíveis para acesso no site da entidade.

Em maio a FAPA firmou uma parceria com a Conecta Abrapp e lançou o Clube de Benefícios Rede Conecta. A plataforma de e-commerce oferece aos participantes e assistidos vantagens em relação a descontos, frete, prazos de entrega e condições de pagamento em produtos, cursos, viagens, dentre outros.

Ainda no hall dos lançamentos, em julho foi à vez deste programa, o Giro da FAPA. Aqui inicialmente abordamos os principais assuntos apontados na Pesquisa de Satisfação de 2019. Mas os assuntos de interesse são tantos que os PODCASTS passaram a abordar também os principais assuntos em pauta na entidade.

A aprovação das alterações no Regulamento do Plano Misto, pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Previc, foi o destaque de setembro. O objetivo foi de estabelecer regras mais específicas para a segregação patrimonial.

Em outubro chegaram os novos canais de relacionamento da FAPA. Solicitações, informações e contatos com a FAPA passaram a ser feitos também através do WhatsApp, ChatOnline e da Central de Autoatendimento.

Em novembro e dezembro demos importantes passos no projeto do Plano Família. A Diretoria, em parceria com os grupos de trabalho e com os conselheiros, definiu qual será o novo sistema previdenciário utilizado pela FAPA, além do nome do plano. As tratativas com a Associação dos Funcionários da Emater avançaram e ela se tornou instituidora do Plano. A próxima etapa é o envio do Regulamento para apreciação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, a Previc.

Apesar de todos os fatos marcantes, o mais importante é que a FAPA permanece cumprindo seu compromisso, com você participante e assistido.

Que venha 2020. Que tenhamos coragem e determinação para superar os novos desafios que estão por vir. E que acima de tudo, participantes, assistidos, e seus familiares desfrutem suas conquistas com muita saúde. Desejamos um Natal cheio de luz e um Ano Novo próspero são os votos da família fapeana! Boas festas.

Comunicado Aportes e Expediente de Final de Ano

Se você ainda não realizou aportes extraordinários no seu plano FAPA e deseja fazê-los, o prazo para realizá-los é o último dia útil do ano para o setor bancário, 30 de dezembro, entretanto, para garantir que os valores sejam efetivados ainda neste ano, não deixe para a última hora, assim poderá aproveitar o incentivo fiscal na declaração de Imposto de Renda Exercício 2019.

Lembramos ainda, que devido ao recesso de final de ano do Instituto Emater, não haverá expediente na FAPA do dia 23 de dezembro ao dia 03 de janeiro, retornando as atividades normais no dia 06 de janeiro, quando os recibos serão enviados.

Envie o comprovante da operação para o e-mail arlete@fapa.org.br, informando:

  • Assunto: Aporte Extraordinário
  • Corpo do E-mail: Nome do participante, CPF e Valor do Aporte.

O APORTE poderá ser feito através de transferência e/ou depósito na conta corrente da FAPA:

  • Banco: Banco do Brasil
  • Agência: 3007-4
  • Conta Corrente: 105584-4
  • CNPJ da FAPA: 77.794.311/0001-02
Leia mais

FAPA divulga calendário de datas para 2020

O Conselho Deliberativo da FAPA aprovou no último dia 12, o Calendário Anual de 2020. No calendário é possível consultar todas as datas de pagamentos dos benefícios, de liberações de empréstimos e das reuniões dos conselhos. Você pode conferir mensalmente ou ao longo do ano de 2020 as datas programadas para o recebimento, facilitando a sua organização financeira. Acesse a Agenda Anual na página inicial do site da FAPA.

Leia mais

Presidente da FAPA vai compor Diretoria do Sindapp em 2020

O diretor presidente da FAPA, Celso Andretta foi eleito novo diretor executivo titular do Sindicato Nacional das Entidades de Previdência Complementar, Sindapp, com a vitória da Chapa Ética e Fomento. As eleições do Sindapp, realizadas em dezembro, escolheram os novos Diretores e cinco entidades para compor cada um dos Conselhos Fiscais. Veja a lista completa da nova Diretoria do Sindapp para o Conselho Fiscal.

Leia mais
cartão de boas festas.png

Siga-nos nas Redes Sociais