EDITORIAL

Um novo ano se inicia, e com ele renova-se a esperança, surgem novas expectativas, crescem sonhos ainda não concretizados, bem como novos sonhos despontam. E como em tudo na vida, os desafios se apresentam ao longo do caminho.

Na formulação das ações, em busca das metas que estabelecemos, é necessário fazermos aquele “balanço geral” a fim de identificarmos aquilo que conquistamos, e nos posicionarmos em relação aos novos desafios.

E você, já fez o seu balanço pessoal? Seu saldo foi positivo?

Assim como cada um de nós faz individualmente, a FAPA também fez seu balanço preliminar de resultados e já está se posicionando para os enfrentamentos necessários. E, com uma rentabilidade anual de 14,10% (superior a sua meta atuarial que foi de 11,38%), mesmo mantendo alto índice de liquidez em função do PDV; recorde histórico de aportes extraordinários; novas adesões e recebimento das primeiras portabilidades em sua história; temos muito a comemorar!

Além disso, fechamos 2016 com a conclusão de uma das ações mais relevantes para a fundação nos últimos anos. No dia 28 de dezembro, os diretores da Unibrasil e da Fapa assinaram Termo de Compromisso de Compra e Venda do Campus Universitário. A conclusão da operação ocorrerá até fevereiro, quando teremos a transferência efetiva da posse do imóvel para o Centro Universitário. A assinatura do documento ocorreu, obedecendo aos prazos contratuais e dentro do prazo concedido pelos órgãos reguladores para a efetivação da desmobilização. No próximo informativo Semear impresso, apresentaremos matéria completa sobre a operação.

Apesar de todos os contratempos que se apresentaram ao longo de 2016, o saldo final foi positivo. Isso nos dá mais animo e determinação para encarar esse 2017 que está apenas no inicio.

Que possamos, nas páginas em branco do novo ano, escrever mais um capítulo de realizações e conquistas.

Boa leitura!

FAPA inicia atualização cadastral de participantes assistidos

A FAPA deu início essa semana ao processo de atualização cadastral dos participantes assistidos. 345 aposentados e 76 pensionistas receberão em suas residências, uma ficha contendo seus dados cadastrais que deverão ser confirmados, alterados ou complementados, e devolvidos à FAPA devidamente datado e assinado, até o dia 24 de fevereiro.

Leia mais

Participantes batem recorde de aportes em 2016

A FAPA tem motivos para comemorar em 2016 quando o assunto é aporte extraordinário. Os participantes bateram o recorde em número e volume de aportes no ano, somando R$ 422 mil em recursos e 57 aportes realizados. Somente em dezembro de 2016 foram realizados 49 aportes que somaram R$ 281 mil em recursos.

Leia mais

Dia Nacional do Aposentado

24 de Janeiro é celebrado o Dia Nacional do Aposentado, uma data especial que representa o reconhecimento aos que por anos lutaram por si e pelos seus, contribuindo e participando ativamente da vida econômica e social do país. Nada mais justo do que homenagearmos nossos 345 aposentados, que fazem parte não só da história da extensão rural no Paraná, mas também de toda trajetória da FAPA. A vocês agradecemos pela confiança e pela parceria em todos esses anos.

Leia mais

Contribuição Adicional Mensal é opção para aproveitar incentivo fiscal

Dentre as várias vantagens oferecidas pela Previdência Complementar, o incentivo fiscal é talvez um dos benefícios mais “imediatos” ao participante, uma vez que pode ser usufruído todo ano. Isso, porque o participante que realiza declaração de Imposto de Renda no modelo completo pode abater até o limite de 12% dos rendimentos brutos com contribuição previdenciária, pagando menos IR ou tendo maior restituição.

Leia mais

Artigo: Homo Sapiens e as demandas por Izabele Kutz

Para que possamos entender onde aplicar as horas que temos, o primeiro passo é dar tempo para o planejamento. Uma das coisas que impedem o planejamento é a falsa ideia de que se paramos para planejar desperdiçamos tempo.

Leia mais

Fique por dentro do que acontece na FAPA.

Acesse nosso site:
www.fapa.org.br

Siga-nos nas Redes Sociais