Dentre as várias vantagens oferecidas pela Previdência Complementar, o incentivo fiscal é talvez um dos benefícios mais “imediatos” ao participante, uma vez que pode ser usufruído todo ano. Isso, porque o participante que realiza declaração de Imposto de Renda no modelo completo pode abater até o limite de 12% dos rendimentos brutos com contribuição previdenciária, pagando menos IR ou tendo maior restituição.


Mas muitas vezes, somente as contribuições normais ao plano não garantem o aproveitamento máximo do incentivo fiscal e então os aportes e as contribuições adicionais mensais podem ser a solução. É importante, entretanto diferenciá-los para que o participante saiba qual a melhor opção.


Os aportes são contribuições extraordinárias, que podem ser realizadas a qualquer tempo. Já a Contribuição Adicional Mensal, como o próprio nome diz, é a adição mensal de qualquer valor e por quanto tempo o participante quiser descontadas diretamente na folha de pagamento do Instituto Emater.


O participante deve lembrar, entretanto que para obter o incentivo fiscal na declaração de IR do ano seguinte é necessário realizar os aportes ou as contribuições adicionais mensais até o último dia útil do ano corrente.

Por esse motivo muitos participantes aproveitam o início do ano para solicitar a Contribuição Adicional Mensal, pois assim é possível “parcelar” o valor necessário a aportar para obter o máximo de incentivo fiscal na Declaração de Imposto de Renda, apresentada no exercício seguinte.


Para solicitar fazer contribuições adicionais mensais ao plano o participante deve entrar em contato com a FAPA e enviar um memorando com o valor que pretende investir e por quanto tempo, para que assim seja autorizado o desconto direto na folha de pagamentos.

Para saber mais envie um e-mail para beneficios@fapa.org.br.

Presidente do Emater fala sobre desafios, compromissos e expectativas do projeto de reestruturação da agricultura

Maior agilidade, eficiência, cobertura e modernização de gestão. Essas são as premissas que embasam o projeto de reestruturação administrativa na agricultura do estado, que congregará em uma única organização o Instituto Emater, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Centro Paranaense de Referência em Agroecologia e a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar).

Leia mais

Rentabilidade da FAPA em 2018 supera expectativas

A rentabilidade do plano da FAPA em 2018 superou as expectativas e apresentou resultado superior à meta atuarial para o ano. O Plano Misto obteve retorno líquido de 10,36%, contra uma meta atuarial de 8,09% no período, o que representa um ganho de 2,10%.

Leia mais

FAPA estuda mudanças no envio de contracheques aos assistidos

Focada na inovando dos processos, na sustentabilidade, na redução de custos e na satisfação dos seus participantes e assistidos a FAPA tem estudado mudanças na forma de envio dos demonstrativos de pagamentos, para implantação nos próximos meses.

Leia mais

Siga-nos nas Redes Sociais