EDITORIAL

Você já deve ter ouvido algumas vezes o termo Avaliação Atuarial. Podemos dizer que ela é um dos pilares da gestão atuarial dos planos de previdência. Mas para que seja elaborada pelo atuário existem outras etapas anteriores que devem ser cumpridas e uma delas é o Teste de Aderência das Hipóteses Atuarias.

Neste mês de agosto que se inicia a FAPA, juntamente com a atuária do plano, está trabalhando neste estudo, que tem o objetivo de verificar a aderência das hipóteses biométricas utilizadas no Plano Misto da FAPA em relação ao comportamento da massa de participantes.

Para isso, utiliza-se o histórico de ocorrências de falecimentos dos participantes; entrada em invalidez e afastamentos decorrentes de doença; bem como o fator de determinação de salários e benefícios calculados de acordo com a meta de inflação do governo. Tudo isso é calculado dentro de um período determinado.

Depois de executados, os testes devem seguir para apreciação e aprovação da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo, acompanhados de parecer do Conselho Fiscal.

Novos processos de gestão dos recursos da FAPA são apresentados ao CEI

O Comitê de Investimentos da FAPA recebeu em sua reunião extraordinária do dia 11 de julho, o Diretor-Geral da FAR - Fator Administração de Recursos, Wagner Murgel para apresentação dos novos processos de gestão dos recursos da carteira da FAPA.

Leia mais

FAPA participa do Encontro Regional Sul

Diretores e alguns conselheiros e funcionários da FAPA participaram nos dias 03 e 04 de julho do VIII Encontro de Previdência Complementar da Região Sul, em Florianópolis.

Leia mais

Inflação médica supera índices nacionais de inflação

A Inflação Médica é a variação dos preços de remédios, exames, tratamentos e outros procedimentos médicos ao longo do tempo. No Brasil, de acordo com um relatório da corretora de seguros Aon, somente em 2016 a inflação médica chegou a 16%, ou seja, bem acima da inflação geral.

Leia mais

Fique por dentro do que acontece na FAPA.

Acesse nosso site:
www.fapa.org.br

Siga-nos nas Redes Sociais