EDITORIAL

Hoje em dia é comum ouvirmos o termo portabilidade e logo associarmos aos serviços de telefonia ou de saúde. Mas, você sabia que na previdência complementar isso também é possível?

No ano passado seis participantes trouxeram planos de previdência de outras entidades para a FAPA, que juntas somaram R$ 560 mil.

A portabilidade permite ao participante a transferência de seus recursos previdenciários entre diferentes Entidades de Previdência Complementar. Para a FAPA podem ser portados Planos Garantidores de Benefício Livre (PGBL) ou planos de previdência em entidade fechada de previdência (fundos de pensão).

Além de oferecer ao participante a possibilidade de escolher o plano que oferece os melhores benefícios, no processo de Portabilidade não há incidência de Imposto de Renda ou Taxas, e o valor é transferido entre as entidades sem passar pela conta do participante.

Para saber mais sobre Portabilidade, entre em contato conosco pelo e-mail beneficios@fapa.org.br ou pelo telefone (41) 3250-2277.

Assistidos - Prazo para alteração do percentual do saldo começa em maio

Começa em maio o período para alteração do percentual do benefício de aposentadoria da FAPA, para os assistidos que recebem pela modalidade de percentual do saldo. É importante que esses participantes reflitam desde já, sobre o percentual que irão escolher, uma vez que suas decisões irão impactar diretamente nas reservas futuras.

Leia mais
FOTO1.png

Presidente da FAPA se reúne com aposentados da AAPER

A equipe da FAPA participou, dia 10 de março, da Reunião da Associação dos Aposentados do Instituto Emater (AAPER), no Escritório Central, em Curitiba. A presidente da FAPA, Claudia Janesko apresentou os números da entidade, os resultados dos investimentos, informações sobre a venda da Unibrasil, e falou sobre as contribuições extraordinárias dos aposentados.

Leia mais

Diretoria e Conselho Deliberativo da FAPA são habilitados pela Previc

A FAPA recebeu em março a aprovação da Superintendência de Previdência Complementar – Previc - de doze processos de Habilitação de membros da Diretoria e do Conselho Deliberativo da FAPA. Outros seis processos, dos membros do Conselho Fiscal, ainda estão sendo analisados pela Previc. O processo de habilitação é realizado pela Diretoria de Análise Técnica – DITEC.

Leia mais

Páscoa saudável: os benefícios do chocolate para o organismo

Diversas pesquisas já comprovaram que o chocolate pode fazer bem à saúde. Intestino, cérebro e coração são alguns dos órgãos que se beneficiam da ação de cinco de substâncias presentes no doce: flavonoides, polifenóis, teobromina, feniletilamina e cafeína. Os flavonoides e polifenóis são antioxidantes que combatem os radicais livres e, assim, previnem o envelhecimento celular.

Leia mais

Fique por dentro do que acontece na FAPA.

Acesse nosso site:
www.fapa.org.br

Siga-nos nas Redes Sociais