NOTÍCIAS

Fique sempre por dentro do que acontece
Entrevista com o Presidente da Comissão Eleitoral.        15/02/2016

Entrevista com o Presidente da Comissão Eleitoral.

Com mais de 30 anos de EMATER, Gecsur Clóvis de Bortoli é participante da FAPA e nas últimas eleições para conselheiros, presidiu a Comissão Eleitoral da Fundação. Ele conta para nós, um pouco da sua expectativa para as eleições de 2016, que elegerá membros que irão compor o Conselho Fiscal e Deliberativo ainda este ano.

Na sua posição de Presidente da Comissão Eleitoral, qual importância dos participantes se envolverem na gestão da entidade? O direito ao voto é algo que deve ser exercido considerando quais hipóteses?
Quando constituímos a FAPA há 38 anos, estávamos pensando no nosso futuro, no momento da aposentadoria. Para muitos, este momento já chegou, e agora com o PDV, mais uma parcela significativa de participantes passará a usufruir dos benefícios pelos quais contribuiu a vida toda.
Considerando que daqui à frente cada vez mais a FAPA terá participantes para atender, a sua gestão é essencial, por isso é importante o engajamento dos participantes na administração da Fundação.

Gecsur cita, também, sobre o envolvimento dos participantes na gestão da FAPA.
Os participantes da FAPA, ativos e assistidos, têm que estar conscientes da responsabilidade na composição do Conselho Deliberativo e no Conselho Fiscal. Na função de Presidente da Comissão Eleitoral, juntamente com os demais membros, conclamo para que mais participantes se candidatem aos cargos disponíveis nesta eleição:

a) Um membro titular para o Conselho Deliberativo;
b) Um membro suplente para o Conselho Deliberativo - mandato tampão;
c) Um membro titular para o Conselho Fiscal;
d) Um membro suplente para o Conselho Fiscal.

Lembro que o candidato ao pleito poderá se inscrever somente para um dos Conselhos da FAPA: Deliberativo ou Fiscal, devendo na inscrição indicar para qual conselho estará concorrendo.
A formalização da inscrição será mediante requerimento dirigido ao Presidente da Comissão Eleitoral, que começou no final de 2015 e vai até 4 de março deste ano.

Sobre o direito ao voto
O Artigo 6º do Regimento Eleitoral diz que para os efeitos legais são considerados eleitores os participantes ativos, os assistidos e vinculados, exceto os pensionistas.
Embora o exercício do voto seja facultativo, a FAPA preocupada com o baixo índice de votantes, na eleição de 2014, dos 1092 participantes em condição de voto, apenas 476 votaram, está facilitando o processo através de dois sistemas de votação, sendo:
a) Aos participantes ativos somente via voto eletrônico.
b) Aos participantes assistidos poderá ser via voto eletrônico ou voto através de cédula eleitoral.
O eleitor terá também um longo prazo para votar: o acesso ao sistema eletrônico estará disponível aos participantes ativos e assistidos, a partir de 30 de março até 10 de maio.
Dos eleitores assistidos que optarem pelo voto por meio de cédula, a Comissão Eleitoral receberá os envelopes de votação até o dia 10 de maio.

Por fim, o entrevistado deixa uma mensagem aos participantes
Na hora da decisão de parar, de se aposentar ou aderir ao PDV, lembramos que não teremos mais salário e, então, pensamos na aposentadoria do INSS e na FAPA.
Feliz do funcionário do Instituto EMATER, que lá atrás, aderiu à Fundação Previdenciária, agora vem o retorno do investimento, pois somando o benefício da FAPA e os rendimentos do INSS, a queda nos seus ganhos não será tão significativa.
Para garantir o recebimento desse benefício no futuro, o participante deve se preocupar com a saúde financeira e a Gestão da FAPA.
O participante ativo ou assistido tem que zelar pelo patrimônio da FAPA, participando da composição dos seus Conselhos, ou votando durante os períodos eleitorais.

Lembre-se
O participante que tiver interesse em se candidatar, tem até dia 4 de março para efetivar sua inscrição. Caso tenha alguma dúvida de como fazer o cadastro ou sobre regulamento eleitoral, clique aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS

Veja aqui outras notícias
FALE COM A FAPA
Previc FAPA

Agência Eureka! Agência de publicidade e propaganda
Obrigado. Responderemos em breve.
X