NOTÍCIAS

Fique sempre por dentro do que acontece
Entrevista com Presidente do Conselho Fiscal 25/02/2016

Entrevista com Presidente do Conselho Fiscal

Ainda em 2012/2014, o que te levou a se candidatar? Algum motivo especial que despertou o desejo?

Em 2011 estava recém terminando o curso de pós-graduação em Planejamento e Governança Pública na UTFPR – Mestrado Profissional. Recordo que havia me afastado da Fundação em 2010 e retornado à patrocinadora para, além de motivos de ordem pessoal, cursar a pós-graduação visando o aprimoramento profissional e habilitação ao Plano de Carreira do EMATER.

Como havia saído ainda no segundo ano de mandato (que é de 4 anos), vindo assumir o cargo de Diretor de Seguridade e Administração, o convite de assumir o cargo foi muito bem recebido. Seria a chance de completar o ciclo de 4 anos no Conselho Fiscal. Este convite partiu da Diretoria e dos Conselhos.

Como foi o período em que compôs o grupo dos conselheiros, e o quanto foi edificante na sua vida profissional, e por que não, pessoal?

As experiências que temos como membro do Conselho Fiscal (ou Deliberativo) são e foram gratificantes até o momento. O aprendizado nos aspectos legal, previdenciário e financeiro são fundamentais. Informações de extrema importância para nós e nossa família. Nesta atividade sempre brincamos dizendo que “enquanto não descobrirem o elixir da juventude, se tivermos sorte, todos vamos envelhecer e aposentar”.

Além disso, ressalto que, salvo raras exceções, estreitamos amizades e aprendemos com os outros conselheiros, diretores e colaboradores da Fundação. Isto sem falar nos processo de certificação e capacitação, obrigatórios na área de Previdência Complementar, que nos motivam inclusive a repensar nossa carreira.

Gostaria de deixar uma mensagem aos novos candidatos que irão compor os conselhos a partir desse ano? Algum conselho, motivação?

Tento, sempre que possível, convidar os colegas que acredito possuir potencial. Não tanto pelas questões pessoais ou de formação, mas sim pelo desejo de aprender coisas novas e contribuir com a Fundação. É preciso ter “brilho nos olhos” – acreditar.

Nas nossas viagens e reuniões procuro motivá-los, a exemplo do que fez o nosso ex-diretor presidente, Hélio Machado, numa das reuniões da Fapa na Região de União da Vitória. Ele convidava a todos, sem exceção. Comecei por incentivo e apoio dele.

Problemas sempre irão ocorrer, porém os processos de supervisão e mitigação de riscos estão mais avançados. Temos que acreditar que podemos enfrentá-los e superá-los, mas para isso é importante que todos colaborem. Os últimos relatórios de fiscalização da PREVIC demonstram isso. Acho que o convite foi dado. Esperamos contar com todos vocês, participantes ativos e assistidos. Venham participar da FAPA!

Lembre-se

O participante que tiver interesse em se candidatar, tem até dia 4 de março para efetivar sua inscrição. Caso tenha alguma dúvida de como fazer o cadastro ou sobre regulamento eleitoral, clique aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS

Veja aqui outras notícias
FALE COM A FAPA
Previc FAPA

Agência Eureka! Agência de publicidade e propaganda
Obrigado. Responderemos em breve.
X