NOTÍCIAS

Fique sempre por dentro do que acontece
Aberto o período para alteração do percentual do benefício de aposentadoria da FAPA 15/05/2018

Aberto o período para alteração do percentual do benefício de aposentadoria da FAPA

Prazo para envio do requerimento de alteração se encerra em 1º de junho.

Está aberto o período para alteração do percentual do benefício de aposentadoria da FAPA, para os assistidos que recebem pela modalidade de Percentual do Saldo. Eles podem definir uma vez por ano, o percentual que desejam receber mensalmente, que varia entre 0,5% e 1,0% sobre o seu saldo de conta. O prazo para envio do requerimento de alteração se encerra em 1º de junho.

“Ao avaliar o tema é importante considerar a rentabilidade passada obtida pelo plano, o nível de inflação do período, bem como as perspectivas econômicas futuras. Mas é importante lembrar sempre que o nível de rentabilidade passada, apesar de importante referência, não pode ser tido como expectativa de rentabilidade futura,” afirma a presidente da FAPA, Claudia Janesko.

Segundo ela, no momento de reavaliar o percentual de retirada mensal, além do cenário econômico, o assistido deve avaliar sua situação financeira particular, explica a presidente.

“O assistido deve se perguntar qual sua perspectiva de desembolsos; se há algum fato relevante no curto prazo que justifique maiores retiradas; se está consciente de que elevações do percentual podem acarretar no consumo mais acelerado de sua reserva e consequentemente, no médio prazo pode representar uma redução substancial do beneficio mensal, acarretando em um possível descasamento de fluxo de caixa, já que as despesas com saúde tem elevação bem superior à inflação média. É importante ter em mente que, quanto maior a diferença entre o percentual de retirada e as rentabilidades do plano, mais acelerado será o consumo da reserva”.

Resultado dos Investimentos da FAPA

Em 2017 a entidade obteve uma rentabilidade expressiva de 10,43% contra uma meta atuarial de 6,66%. No ano anterior, a rentabilidade foi levemente superior, de 14,10%, ficando também acima da meta atuarial para o ano, que foi de 11,38%. Vale ressaltar que, embora a rentabilidade nominal de 2016 tenha sido superior à de 2017, a rentabilidade real, que é aquela que excede a meta determinada para o plano (Inflação + 4,5% ao ano) foi superior, 3,54% em 2017 contra 2,45% em 2016.

Para os próximos anos as projeções econômicas apontam para manutenção do baixo nível de inflação e da taxa SELIC, o que deve impactar nas rentabilidades futuras, já que boa parte dos títulos disponíveis no mercado para investimento são corrigidos por essa taxa.

Segundo ela, para 2018, as projeções apontam uma inflação 3,48% e uma taxa Selic de 6,25%, o que gera uma taxa real, implícita de 2,68% e para 2019 aproximadamente 3,82%, ambas abaixo dos 4,5% ao ano da meta do plano.

“Como exemplo do impacto da redução da taxa de juros no retorno dos investimentos podemos citar um título emitido pelo governo que remunera à uma taxa de juros preestabelecida mais a inflação do período, uma NTN-B, com vencimento para 2024. Em 2014, a taxa adicional à inflação ofertada no mercado para adquiri-lo era de 6,81% ao ano, contra 4,71% ao ano em maio de 2018, explica.

Novo Benefício

Se o assistido não alterar o percentual, será mantido o que já foi definido anteriormente por ele. Mas caso opte pela alteração, o novo valor do benefício passará a ser pago a partir do mês de seguinte.

“Rentabilizamos o saldo de reserva com o valor da cota mensal e descontamos o valor recebido como benefício com a reserva posicionada em 31/05/2018. Aplicamos então, o percentual escolhido e assim estabelecemos o novo valor do benefício,” explica Janesko.

O assistido pode acompanhar sua reserva rentabilizada pela cota, através do EXTRATO DE RESERVA DE BENEFÍCIO TEMPORÁRIO disponível no site da FAPA, mediante matrícula e senha de acesso.

Para outras informações entre em contato conosco pelo e-mail beneficios@fapa.org.br ou pelo telefone (41) 3250-2277.

Para saber mais sobre o percentual assista ao vídeo abaixo:


OUTRAS NOTÍCIAS

Veja aqui outras notícias
FALE COM A FAPA
Previc FAPA

Agência Eureka! Agência de publicidade e propaganda
Obrigado. Responderemos em breve.
X