NOTÍCIAS

Fique sempre por dentro do que acontece
FAPA recebeu 770 mil em Portabilidades nos últimos anos 26/04/2019

FAPA recebeu 770 mil em Portabilidades nos últimos anos

A Portabilidade é o instituto legal que permite ao participante a transferência de seus recursos previdenciários entre diferentes Entidades.

A busca por retornos mais expressivos tem motivado participantes a realizarem portabilidades para a FAPA. A rentabilidade e o incremento no benefício futuro fizeram com que nos últimos cinco anos a entidade recebesse cerca de R$ 770 mil em recursos portados.

A Portabilidade é o instituto legal que permite ao participante a transferência de seus recursos previdenciários entre diferentes Entidades de Previdência. Para a FAPA, podem ser feitas somente transferências de planos de outras entidades fechadas de previdência complementar ou de Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) administrado por bancos e seguradoras.

Segundo a coordenadora de benefícios da FAPA, Daniela Machado, a portabilidade é isenta de tributação e o processo de transferência dos recursos é realizado entre as entidades, sem burocracias ou outros custos para o participante.

“O participante deve solicitar a gestora do plano atual um documento chamado Termo de Portabilidade. A partir disso, todo processo é conduzido entre as entidades. O Termo deverá ser encaminhado diretamente para a FAPA, que então procederá a avaliação jurídica. O passo seguinte é o encaminhamento para assinatura das partes (participante e diretorias) e então a transferência é efetuada. Para finalizar o processo, o participante receberá da FAPA uma declaração contendo informações quanto à data do crédito, o valor e o nome do plano originário”, explica.

A coordenadora ressalta que antes de fazer a portabilidade para a FAPA o participante deve analisar se não precisará deste dinheiro no curto prazo. Diferentemente dos PGBLs, o recurso portado não poderá ser resgatado a qualquer momento.

“O recurso poderá ser recebido por ele somente em forma de benefício (na aposentadoria) ou no caso de rescisão de contrato de trabalho com a patrocinadora. Se a portabilidade vier de uma entidade fechada de previdência (fundo de pensão), a legislação permite o recebimento somente em forma de benefício,” destaca.

Para saber mais sobre a Portabilidade o participante pode acessar www.fapa.org.br/portabilidade.php ou entrar em conta contato com a área de benefícios da FAPA pelo telefone (41) 3250-2277 ou pelo e-mail beneficios@fapa.org.br




OUTRAS NOTÍCIAS

Veja aqui outras notícias
FALE COM A FAPA
Previc FAPA

Agência Eureka! Agência de publicidade e propaganda
Obrigado. Responderemos em breve.
X