FAPA | Fundação de previdência EMATER

NOTÍCIAS

Fique sempre por dentro do que acontece
Extensionista aposentado da Emater lança livro sobre a formação de lideranças 03/09/2019

Extensionista aposentado da Emater lança livro sobre a formação de lideranças

O momento econômico do país obriga empresas públicas e privadas a buscarem melhores resultados, aumentando sua eficiência. Para ajudar administradores interessados em conseguir mais rendimento de suas equipes, o extensionista, aposentado do Instituto Emater, escreveu o livro "Manual do Líder de Resultados" onde destaca o papel do líder que decide inspirar, motivar, orientar, dar rumos e reconhecer os méritos de seus colaboradores.

O autor aborda vários aspectos que compõe a formação de um líder, como alguns hábitos que podem ajudar sua eficácia. Planejar e agendar o uso do tempo no trabalho, questionar e perguntar mais que afirmar, estabelecer prioridades, resistir ao primeiro impulso diante de uma situação e buscar feed back são algumas atitudes que podem ajudar o líder. Em contraponto, o hábito de adiar decisões, falar mais que ouvir, desqualificar o outro ou culpar-se indevidamente podem limitar a eficácia da liderança. Souza propõe alguns passos para mudar de atitude, ainda que elas já estejam enraizadas como hábitos.

Na opinião de Souza a confiança é o maior pilar de uma relação sadia e produtiva entre as pessoas. E com a liderança esse princípio também continua valendo. Para tanto, o autor sugere que o líder assuma compromissos que, se cumpridos, constroem a confiança. "Um gestor com este comportamento vai influenciar toda a equipe. Vai estabelecer um padrão de comportamento, cuja tendência é ser adotado por toda a equipe", afirma Souza. Ele também ressalta que confiar é a melhor forma de liderar, pois além de valorizar a pessoa que a recebe, também a convida para que corresponda à confiança recebida.

O leitor vai perceber que a visão sistêmica de uma organização, sua estrutura e cultura é uma ferramenta importante para que o líder atinja a eficácia desejada. Para Souza, a liderança deve ainda dominar com maestria os processos sob sua responsabilidade. "Apenas quem conhece tem condições e autoridade para exigir e orientar sua equipe", destaca o autor.

Antonio Celso Córdova de Souza é engenheiro agrônomo e atuou na área administrativa do Instituto Emater. Por mais de vinte anos foi instrutor de treinamentos gerenciais, prestou consultoria nas áreas de Liderança, Negociações Gerenciais, Desenvolvimento e Gestão de Equipes. O autor fez MBA em Gestão pela PUC-PR; Coach Executivo Empresarial, na Abracem; Gestão e Desenvolvimento de RH, na FAE e Planejamento Estratégico na Asbraer, entre outros cursos.

O livro encontra-se a disposição dos extensionistas na Biblioteca da Emater.

Fonte: Emater

OUTRAS NOTÍCIAS

Veja aqui outras notícias
FALE COM A FAPA
Previc FAPA

Agência Eureka! Agência de publicidade e propaganda
Obrigado. Responderemos em breve.
X