FAPA | Fundação de previdência EMATER

NOTÍCIAS

Fique sempre por dentro do que acontece
Rentabilidade da FAPA fecha em 11,08% e supera principais referenciais de mercado em 2019 17/01/2020

Rentabilidade da FAPA fecha em 11,08% e supera principais referenciais de mercado em 2019

Reformas institucionais encaminhadas pelo governo, reduções sucessivas dos juros, alta volatilidade na cotação do dólar, uma evolução expressiva na bolsa de valores e choques nos preços refletindo no índice de inflação, representado mais recentemente o aumento do preço da carne bovina para o consumidor. Assim foi o ano de 2019, mas apesar desse cenário desafiador, a FAPA obteve excelente rentabilidade de 11,08%, superando não só a meta atuarial (INPC +4,5%), mas também importantes referenciais de mercado como a Caderneta de Poupança e o CDI.

O analista de investimentos da FAPA, Mayron Wosniak explica o que motivou o resultado da FAPA. “A rentabilidade embutida na cota para o ano de 2019 foi de 11,08%, 185% do CDI no ano e contra rentabilidade de 4,20% da Caderneta de Poupança. A contribuição para o resultado veio principalmente das posições a mercado em títulos indexados à inflação, cuja redução da taxa Selic corresponde a um aumento no preço e da exposição em bolsa de valores.”

Segundo o analista, a segregação patrimonial, realizada em 2019, tem contribuído para a adoção de novas estratégias nos investimentos da FAPA, refletindo nos resultados positivos obtidos pela entidade.

“A segregação contribuiu para que pudéssemos estabelecer estratégias e alocações nesses dois segmentos sem comprometer o equilíbrio atuarial do plano, que também apresentou resultado superavitário, mesmo com a inflação de dezembro vindo muito superior às expectativas,” afirma.

Para 2020, a Política de Investimentos, aprovada pelo Conselho Deliberativo, não traz muitas alterações em relação à de 2019. Em termos de risco (volatilidade), a carteira se manteve nos patamares do ano anterior, mesmo permitindo um pequeno aumento na exposição ao segmento de renda variável.

“Vale o reforço de que, com a redução da meta Selic não se expor ao risco pode ser mais arriscado do que buscar alternativas com possibilidade de maior retorno, uma vez que o atual nível de remuneração dos títulos públicos atrelados à Selic, considerando os custos, não é suficiente para repor a inflação” conclui.

Confira no gráfico os resultados de 2019.

OUTRAS NOTÍCIAS

Veja aqui outras notícias
FALE COM A FAPA
Previc FAPA

Agência Eureka! Agência de publicidade e propaganda
Obrigado. Responderemos em breve.
X