NOTÍCIAS

Fique sempre por dentro do que acontece
Conselhos se reúnem pela última vez em 2016 21/12/2016

Conselhos se reúnem pela última vez em 2016

O último encontro do ano dos Conselhos da Fapa ocorreu nos dias 06, 07 e 08 de dezembro. Com uma pauta extensa, alguns assuntos foram tratados em conjunto pelos colegiados com a participação, em alguns momentos, do Comitê de Investimentos.

No primeiro dia (6) o CD e o Comitê de Investimentos participaram do 15º Ciclo Perspectivas de Investimentos 2017, promovido pela Revista Investidor Institucional, no Hotel Transamérica, em Curitiba.

À tarde o CD e o CF acompanharam o Ciclo de Avaliação de Riscos da Entidade, apresentado pelo consultor da PFM Consultoria e Sistemas, Francisco Fernandes. O estudo foi realizado entre os meses de agosto e outubro e tem o objetivo de identificar, avaliar, controlar e monitorar continuamente os riscos aos quais a Fapa está sujeita.

No dia 07 o CD aprovou o calendário, o orçamento, a Taxa de Juros e a Política de Investimentos para 2017. Acompanhou também os resultados da carteira de investimentos da FAPA e as estatísticas de participantes.

A Política de Investimentos, elaborada pela Aditus Consultoria, bem como, o estudo da taxa de juros a ser aplicada em 2017. O consultor e sócio da empresa, Guilherme Benites destacou que como não houve mudanças na legislação no que tange investimentos de fundos de pensão, para 2017 a PI não traz grandes alterações. A Política de Investimentos da FAPA para 2017 está disponível em www.fapa.org.br/investimento.php


O analista de investimentos da FAPA, Thiago Bezerra destacou em sua apresentação que a rentabilidade acumulada até outubro de 2016 foi de 11,70%, superando a meta atuarial (10,33%), o CDI (11,58%), a Poupança (6,95%) e o IPCA (5,78%) do período.

Analisando os investimentos de maneira isolada, por classe de ativos, a renda variável obteve 33,68% da rentabilidade no período, representando 2,07% da carteira. Já a renda fixa obteve 11,26% da rentabilidade representando 78,88% da carteira. Os investimentos estruturados obtiveram 13,57% e os empréstimos 11,14% da rentabilidade acumulada.

Apresentando a estatística de participantes, a analista Daniela Machado informou que até novembro a FAPA contava com 717 participantes ativos, 347 aposentados e 71 pensionistas. Quanto aos benefícios mensais de aposentadoria e pensão pagos até novembro, já somam mais de R$ 14 milhões.

O último dia da reunião do CD foi dedicado às discussões sobre a desmobilização do Campus Unibrasil e a aprovação das considerações acerca da manifestação do Conselho Fiscal do primeiro semestre de 2016.

OUTRAS NOTÍCIAS

Veja aqui outras notícias
FALE COM A FAPA
Previc FAPA

Agência Eureka! Agência de publicidade e propaganda
Obrigado. Responderemos em breve.
X