NOTÍCIAS

Fique sempre por dentro do que acontece
Diretor da FAPA esclarece dúvidas de participantes em Ponta Grossa 05/12/2017

Diretor da FAPA esclarece dúvidas de participantes em Ponta Grossa

Participantes da Regional de Ponta Grossa acompanharam, no dia 01 de novembro, uma apresentação do diretor de seguridade e administração da FAPA, Celso Andretta, durante a Reunião de Planejamento do grupo na Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG).

O diretor fez um panorama atual da FAPA, falou sobre os desafios para o futuro e aproveitou para esclarecer as principais dúvidas dos participantes quanto às modalidades de aposentadoria do Plano Misto.

Quanto aos investimentos, foi apresentada a composição da carteira, bem como as rentabilidades por período em cada segmento.

“No acumulado de 12 meses a carteira da FAPA apresentou uma taxa interna de retorno (TIR) de 11,78%, acima da meta atuarial do plano de 6,31%. Os dados são de agosto, mas acreditamos que não devemos ter mudanças muito significativas até o final do ano,” enfatizou.

No intervalo da reunião, a equipe da FAPA ficou à disposição dos participantes para ensinar e realizar simulações de aposentadoria no site da entidade.

“Para acessar o simulador o participante deve utilizar o número de matrícula no plano e possuir senha cadastrada. Ele poderá visualizar as projeções de aposentadoria na modalidade Vitalícia, que é aquela que garante um benefício fixo para o resto da vida, e no Percentual do Saldo, na qual o benefício varia de acordo com o percentual escolhido pelo participante,” destacou o diretor.

Ele mostrou ainda aos participantes as estatísticas do último Programa de Demissão Voluntária (PDV) realizado em 2016, bem como as tendências quanto às modalidades de aposentadoria, caso um novo programa seja efetivado em breve.

“Percebemos no último PDV que a tendência dos participantes foi à escolha pela modalidade de percentual do saldo. Dos 125 processos, 104 foram nessa modalidade, que é aquela que o participante pode escolher, entre 0,5% e 1% do seu saldo de conta, para receber todo mês na aposentadoria. Nós acreditamos que esse cenário pode se repetir caso um novo PDV seja realizado, o que não compromete os compromissos do plano, mas impacta diretamente no modelo de gestão dos investimentos da FAPA,” enfatizou Andretta.

OUTRAS NOTÍCIAS

Veja aqui outras notícias
FALE COM A FAPA
Previc FAPA

Agência Eureka! Agência de publicidade e propaganda
Obrigado. Responderemos em breve.
X