NOTÍCIAS

Fique sempre por dentro do que acontece
Investir os ganhos extras de final de ano em previdência pode ajudar a reduzir o IR de 2018 05/12/2017

Investir os ganhos extras de final de ano em previdência pode ajudar a reduzir o IR de 2018

Os ganhos extras de final de ano como décimo terceiro, bônus, férias, etc., além de ajudar a equilibrar o orçamento, podem ser uma ótima oportunidade para quem deseja investir e obter incentivo fiscal na declaração de IR no ano que vem.

Nesse período do ano muitos participantes da FAPA aproveitam para realizar contribuições esporádicas em seus planos, os chamados aportes esporádicos. É o caso do participante da Regional de Londrina, Sergio Luiz Carneiro.

"Eu tenho feito aportes no meu plano de aposentadoria da Fapa para aumentar minha reserva matemática, além da possibilidade de abater até 12% da renda bruta anual com contribuição previdenciária, por meio da simulação do valor adequado. A Fapa pode orientar como fazer esse cálculo. O aporte pode ser realizado a qualquer momento do ano, mas eu tenho preferido fazê-lo em novembro ou dezembro," afirma.

É importante lembrar, entretanto, que para que o incentivo seja aproveitado na próxima declaração de IR o participante deve fazer seus aportes dentro do ano corrente.

“Para aproveitar ao máximo o incentivo fiscal o participante deve verificar se suas contribuições para previdência complementar em 2017 atingiram o limite de 12% da renda bruta. Caso não tenham atingido, ele poderá realizar aportes, mas para garantir que sejam compensados dentro do ano, recomendamos que sejam feitos até o dia 20 de dezembro,” destaca a analista de benefícios da FAPA, Daniela Machado.

Para não perder o prazo e garantir o incentivo o participante da Regional de Toledo, Sérgio Schuch optou por realizar seus aportes desde o início do ano. “A partir deste ano optei por fazer aportes mensais, visando melhorar o benefício, para quando vir a requerer meu desligamento funcional, bem como aproveitar a possibilidade de abater junto ao imposto de renda e a boa lucratividade propiciada pelo retorno de investimentos feitos pela FAPA,” diz.

Outro ponto destacado por ele é o fato dos aportes ajudarem a amenizar a queda de renda na aposentadoria.

"Com a chegada da aposentadoria, em meu entendimento, o importante é assegurar fonte de renda que propicie liquidez e valor próximo ao salário recebido na ativa. Assim, depender somente do benefício do INSS acrescido da complementação propiciada pela reserva matemática construída com a contribuição mensal a FAPA, pode ficar abaixo e não atender a esta expectativa,” diz.

Com esse mesmo pensamento, o participante da região de Curitiba, Adaguimar Sérgio Chichetti tenta aproveitar ao máximo o incentivo fiscal realizando seus aportes anualmente.

"Com os aportes esporádicos, além de pagar menos imposto de renda, o valor é incorporado ao meu saldo da conta, o que fará diferença no cálculo do meu benefício futuro. Outra vantagem é que com uma melhor renda na aposentadoria, podemos curtir melhor as férias de aposentado. Por isso, ultimamente venho realizando aportes anualmente."

OUTRAS NOTÍCIAS

Veja aqui outras notícias
FALE COM A FAPA
Previc FAPA

Agência Eureka! Agência de publicidade e propaganda
Obrigado. Responderemos em breve.
X