NOTÍCIAS

Fique sempre por dentro do que acontece
Com pauta extensa, CD da FAPA fecha reuniões do ano 22/12/2017

Com pauta extensa, CD da FAPA fecha reuniões do ano

A pauta da última reunião do ano do Conselho Deliberativo da FAPA foi extensa. Nos três dias, 12, 13 e 14 de dezembro o colegiado aprovou documentos importantes para aplicação em 2018 como a Política de Investimentos (PI), o Orçamento Geral, Plano de Custeio e a Agenda de 2018.

A Política de Investimentos foi elaborada e apresentada pelo consultor e sócio da empresa Aditus Consultoria, Guilherme Benites. O documento, segundo ele, reflete três pontos importantes apresentados previamente no estudo ALM (Asset Liability Management), aprovado na última reunião do colegiado.

“Trabalhamos a Política de 2018 pensando em menor expectativa de retorno, necessidade de maior exposição a risco e maior complexidade da carteira, o que vimos no estudo ALM,” destacou Benites.

Para 2018 a PI traz novidades como a inclusão de diretrizes gerais para monitoramento dos investimentos e para desinvestimentos, cenário econômico para o ano, bem como maior detalhamento nos fluxos do passivo, considerando cenários com e sem o Programa de Demissão Voluntária (PDV).

“Colocamos alguns pontos importantes na PI justamente por sabemos que a partir deste ano o gestor deve selecionar investimentos mais específicos,” disse o consultor.

Segundo ele, se houver a execução do PDV, a necessidade de liquidez imediata é maior e nesse caso, os investimentos devem ser realizados com perspectiva de horizonte mais curto, na parcela correspondente ao volume estimado.

Confira aqui a Política de Investimentos na íntegra.

Outro item importante da pauta - o Orçamento Geral da FAPA - foi apresentado pelo contador da Actuarial Administradora de Fundos Previdenciários, Ademir Ercole. O documento compreende os valores projetados para o exercício de 2018, considerando a folha de benefícios, o recebimento das contribuições, as provisões matemáticas, a carteira de investimentos e as despesas administrativas.

O orçamento das despesas administrativas já havia sido aprovado pelo CD na reunião realizada em outubro, e apresentou uma variação de 7,08% em relação a 2017.

Outros assuntos

O CD também aprovou a Avaliação Atuarial e o Plano de Continuidade de Negócios da FAPA e acompanhou as apresentações do Relatório de Riscos 2017, do Relatório de Avaliação Terceiros 2017 e a uma explanação da Vinci Partners sobre os Cenários para os Investimentos em 2018.

Confira aqui as fotos da Reunião.

OUTRAS NOTÍCIAS

Veja aqui outras notícias
FALE COM A FAPA
Previc FAPA

Agência Eureka! Agência de publicidade e propaganda
Obrigado. Responderemos em breve.
X